MIRRI LOBO
De: Cabo Verde
No palco: Seg 08 Jul 21:00
É quase impossível falar da música ligada à ilha do Sal sem falar de Mirri Lobo.
Nasceu em Pedra de Lume, Ilha do Sal – zona-origem da família Sousa Lobo que viria a ser marca da ilha do Sal.
Já com marcas musicais na família –sobretudo do tio Antoninho Lobo – a figura das serenatas no sal na década de 50 , das vozes dos primos Ildo Lobo e Luís Lobo, Mirri revelar-se-ia aos 19 anos de idade, altura em que vivia na ilha de Santiago. Em 1981 regressou à ilha natal, integrou a banda "Clave de Sal" onde cruza-se com Antero Simas.
Em 82 a notoriedade de Mirri explode com a participação do então conceituado concurso musical nacional – “Todo o Mundo Canta” no qual ficou em 2ª lugar.
Assim poucos anos mais tarde grava o seu primeiro álbum “Ama Violao”,Recorre aos compositores de então e aos mais clássicos . Ganha os seus 2 primeiros singles : “Bela” e o tema “Alma Violão" que dedica a Luís Rendall. Começam as saídas para o exterior, onde Portugal terá sido a primeira paragem de muitos países que se seguiram.
Entre 1988 e 2009 grava mais três trabalhos discográficos a solo e tem uma paragem de quase 12 anos regressando como que para uma segunda parte da sua carreira com o disco “Caldera Preta” – onde Mirri em definitivo marca presença na nossa música. O tema "Incmenda d'Terra" torna-se música de todos e para todos os cabo-verdianos.
A partir deste álbum multiplicam-se os prémios nacionais. Em Fevereiro de 2019 lança “Salgadim” com composições de jovens autores que acrescem composições próprias. O álbum é uma homenagem à Ilha do Sal e particularmente à localidade de “Pedra de Lume” onde nasceu Mirri Lobo – na verdade o berço da família Sousa Lobo. Destaque para a diversidade de ritmos da música Cabo-verdiana do disco.Para o nosso KJF 23 uma das vozes mais carismáticas da ilha a dar as boas vindas.