CARMEN SOUZA
De: Cabo Verde/Portugal
No palco: Seg 08 Jul 22:20
Falar de Carmen Souza será falar provavelmente da cabo-verdiana que teve maior sucesso na crítica europeia e que acumula discos que por sua vez acumulam prémios. A crítica europeia abraçou-a fortemente.
“Esse ê nha Cabo Verde”, foi o início da carreira de Carmen Souza. Cantava a brisa musical de maneira própria.Despertou de imediato interesse que levou-a neste ano ao famoso festival WOMAD .
Desde cedo encontrou a sua zona de conforto musical, intimista, leve a aberta a explorações. Referência para o importante suporte de produção e musical para o produtor que com ela reparte a carreira – Theo Pascal
Em 2008, o álbum “Verdade” e em 2010 “Protegid”, começam a acumular prémios e este segundo vale-lhe o início da relação com a editora alemã, Galileo Music, que dura até hoje. Dupla de discos marcante na carreira que se adivinhava sucesso
As forças musicais temperadas, crescem e Cármen traz-nos “Kachupada”, com o qual ganha prémios em Cabo Verde no CVMA e a crítica francesa de World Music – nota máxima na Télérama .
De França para o mundo foi rápido e pouco tempo depois já era tida pelo NPR Jazz Critics como uma das 31 melhores cantoras de Jazz do Mundo.
2015, o novo projeto, "Epístola" a enorme versão Moonlight Serenade, percutido com um tipo de ferrinho made in CV.
‘The Silver Messengers' de 2019 – uma vez mais acumula prémios –nas prestigiadas Downbeat Magazine, a Songlines Magazine.Realce total para as versões de “Song for my Father e Cape verdean Blues
O disco seguinte “Interconnectedness” ( onde ouvimos a impressionante versão de Pata Pata - entra para o top 15 dos melhores discos de World Music na WMCE.
Cabo Verde reconhece oficialmente Carmen Souza distinguindo-a com a Medalha de Prata por mérito cultural do Governo de Cabo Verde
Teve sempre Cabo Verde num dos lados do coração e o Afro-Jazz no outro. Versões que exemplificam isso no tema “Sodade” e “6 one na Tarrafal”
Assim a cabo-verdiana que provavelmente teve maior sucesso na crítica europeia e que acumula discos que por sua vez acumulam prémios estará connosco no nosso KJF 23 porque como oue “Lady Music - Carmen: “Vida e pa celebra”.