MANOU GALLO
De: Costa de Marfim
No palco: Dom 07 Jul 23:40
Nasceu para ser artista. O tipo de artista que vai recolhendo cada pedacinho de arte disponível e que acaba por construir o seu riquíssimo uno. Hoje é rainha e corre mundo como instrumentista (baixista) e cantora
Começou desde muito cedo nas lides da música - 12 anos – fez tours por vários países africanos onde terá certamente recolhido pedacinhos de sonoridades que a ajudariam mais tarde, fez parte de companhias de teatro e dança, que lhe terão dado a fortíssima presença e cénica de palco que a acompanha.
Tocou/cantou com os Zap Mama, os clássicos Tambours de Brazza e Ray Lema.
Reinterpretou mestres como Fela Kuti (no precioso tema “Lady”) , denunciou silêncios em canções usando a mais forte arma que diz ter consigo : a música.
Bootsy Collins – também baixista e cantor incontornável do mundo Funk - para além de ter tocado com James Brown também foi parte dos enormes Funkadelick - produziu o seu mais recente álbum de estúdio - Afro Groove Queen” onde participam o próprio Bootsy e o seu explosivo soul-Funk , Mr. Di Bango e Sabine Kabongo dos Zap Mama num resumo em forma requintada, porém cheia de energia.
Se em 2005 com o álbum “Dida” já tinha mostrado apetência para se projetar em sonoridades africanas de enorme criatividade e acentuado modernismo, preparava caminho e abria as cortinas para este – “Afro Groove Queen” - onde entramos num mundo onde um baixo de enorme balanço se funde com marcadas percussões embrulhados em vozes poderosas e presentes. Há a explosão do funk, e muita áfrica tradicional polida na atualidade. Em trabalhos anteriores jogos de vozes herdadas dos Zap Mama, jazz e até ritmos latinos, também foram trabalhados por Manou.
Se misturarmos tudo que foi acima referido, julgamos ser o suficiente para apresentar todos os porquês para não perder este momento – Manou.
Esperamos-vos neste KJF 23 para viagem musical garantida.