
BONGA
De: Angola
No palco: Sab 12 Abr 00:30
Há 23 anos, no calor incessante dos muceques de Luanda, o menino Zeca crescia imerso na riqueza sociocultural e musical da sua terra. Desde cedo, absorveu a tónica do kamundongo e, com paixão e dedicação, entrou para o ativo, compondo, escrevendo e interpretando o folclore que, afinal, viria a ser , o semba — a alma musical que nos engrandece.
Fundador do grupo Kissueia e participante em diversos outros projetos, Zeca sempre esteve presente onde a música acontecia: nos quintais, nos encontros, na aprendizagem e execução do que é genuinamente angolano. O quintal sempre foi um espaço sagrado de partilha e crescimento, onde se cultiva e preserva a identidade musical.
Não é de admirar que o percurso de Zeca, Barceló de Carvalho ou Bonga Kuenda se tenha mantendo em sintonia com a sua Angola mesmo do exterior desde 1966. Hoje, simplesmente Kota, soma mais de 400 músicas e, em 2022, celebrou 50 anos de uma carreira intensa, ao lado de companheiros de diferentes gerações, nacionais e estrangeiros.
Que haja respeito por tudo o que nasce nos quintais e engrandece a nossa terra. Seu último album Kintal é mais que um disco, é memória, vivência, e legado.