SONA JOBARTEH

Photo

SONA JOBARTEH

De: Gâmbia
No palco: Sex 11 Abr 23:10

A kora, uma harpa de 21 cordas da África Ocidental, é tradicionalmente tocada por griots ou músicos hereditários do sexo masculino, mas nunca por mulheres. Sona Jobarteh decidiu mudar as regras. Ela toca com uma musicalidade elegante e complexa. Sona é também uma excelente cantora, liderando uma experiente banda de quatro elementos. Sona alcançou rapidamente o sucesso internacional após o lançamento do seu álbum de estreia “Fasiya” (Heritage), aclamado pela crítica, em 2011.

Na Gâmbia, Sona abriu uma escola de música, “L'école Amadu Bansang Jobarteh”, que permite a dezenas de crianças entre os 10 e os 18 anos aprender a tocar os instrumentos tradicionais (kora, balafon, ngoni, djembe) da cultura mandinga.

Sona Jobarteh é a primeira virtuosa profissional da Kora proveniente de uma das dinastias Griot da África Ocidental. A sua linhagem tem uma reputação formidável de mestres de Kora de renome, entre os quais se destacam o seu avô Amadu Bansang Jobarteh e o seu primo, o lendário Toumani Diabaté.

Sona é reputada pela sua habilidade como instrumentista, a sua voz distinta, melodias contagiantes e a sua graciosidade em palco, e rapidamente alcançou sucesso internacional como uma artista de topo.

A procura das actuações ao vivo de Sona Jobarteh disparou nos últimos anos e, em 2019, a cantora actuou em alguns dos festivais e locais mais famosos do mundo, como o Hollywood Bowl em Los Angeles, o WOMAD na Austrália e na Nova Zelândia e o Symphony Space em Nova Iorque, tendo também actuado em toda a Europa, na China, em África e no Canadá.

Sona tem a capacidade única de tocar audiências de todo o mundo e de todas as origens e culturas, ao mesmo tempo que atrai a atenção de presidentes e da realeza. O seu cativante espetáculo em palco provou ser popular em todo o lado, e com um repertório que exala sofisticação acessível, o seu público está sempre a expandir-se.

Como vocalista, Sona participou em filmes premiados, tais como o filme de Hollywood Mandela: Long Walk to Freedom e The First Grader - este último ganhou o prémio “Discovery of the Year” nos Hollywood World Soundtrack Awards em 2012.


Sona Jobarteh é a primeira mulher africana virtuosa da griot kora, e também uma excelente cantora e compositora, misturando música tradicional, blues e Afropop com um efeito impressionante.

The Guardian